Documentos e Apresentações

Avaliações Geoeconômicas


Estudos Geoeconômicos Estaduais


Estudo Geoeconômico do Estado do Amapá
A mineração é uma das principais atividades econômicas no Amapá e exerce papel preponderante no processo de desenvolvimento do estado. A mineração no Amapá atravessou, nos últimos dez anos, um ciclo de retrocessos nos principais indicadores da sua indústria mineral. Este estudo apresenta uma análise do contexto geoeconômico do Amapá, os principais empreendimentos da indústria mineral, aspectos socioeconômicos básicos da mineração e os principais produtos minerários no local.

Oportunidades Geoeconômicas para o Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe
Elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), a pesquisa apresenta e analisa dados e informações relacionadas ao panorama geoeconômico de Sergipe, destacando a caracterização e distribuição espacial das ocorrências, depósitos e unidades de produção mineral existentes no Estado; além dos empreendimentos associados às respectivas cadeias produtivas e os principais elementos de infraestrutura de transporte e energia.

Estudos Geoeconômicos Regionais

Plano de Trabalho: Subprograma Avaliação do Potencial Geoeconômico Regional (APGR)
O Projeto Avaliação do Potencial Geoeconômico da Província de Carajás integra o subprograma Avaliação do Potencial Geoeconômico Regional (APGR). O objetivo é construir uma metodologia consistente de avaliação a ser aplicada em diferentes províncias geoeconômicas consolidadas. Para esta experiência piloto, a província de Carajás, localizada no estado do Pará, foi analisada por meio de modelos previsionais e avaliação econômica. A pesquisa possibilita a produção e o compartilhamento de dados para políticas públicas e planos estratégicos, importantes para exploração mineral nos estágios iniciais.

Estudos Geoeconômicos Gerais

Os Subprogramas Estaduais de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Mineroindustriais (CPMs)
Os Subprogramas Estaduais de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Mineroindustriais (CPMs) foram estruturados e implementados com a finalidade de integrar informações de caráter geocientífico e geoeconômico, geradas e disseminadas pelo SGB-CPRM. Constituem os objetivos da ação caracterizar as oportunidades existentes para novos empreendimentos relacionados aos recursos da geodiversidade. A espinha dorsal da iniciativa é o Programa Plataforma de Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral (P3M), que busca integrar, sistematizar, analisar e difundir conhecimentos necessários para o Planejamento Estratégico da Pesquisa e da Produção Mineral.



Planos e Programas de Ação


Plano Diretor para Desenvolvimento e Implementação
O Plano é resultado de uma série de reuniões e debates realizados em maio de 2020. Na ocasião, foi elaborada uma proposição de Plano Diretor para concepção e implementação de uma Plataforma de Suporte ao Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral. Realizado em três meses, o Plano apresenta os fundamentos do novo projeto, suas principais propostas, os trabalhos realizados para organizá-la e as atividades iniciais para implementação.

Sumário Executivo do Plano Diretor da Plataforma P3M
Planejada e estruturada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), por meio das ações da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), a P3M é uma Plataforma de Suporte ao Planejamento e Gestão Estratégica da Exploração Mineral. É destinado à disseminação de informação e aprendizado, servindo de suporte a pesquisas para políticas públicas e planos estratégicos de exploração mineral. Fornece dados sobre resultados do investimento minerário e consequentes efeitos e repercussões para o desenvolvimento regional sustentável e competitivo. Conheça os principais direcionamentos para a execução da P3M: objetivos, modelos, principais demandas, processo de implementação e governança.

Programa Anual de Trabalho - PAT 2022
Nesta apresentação, acompanhe a organização estratégica inicial para o desenvolvimento e lançamento da Plataforma de Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral (P3M). As Atividades Iniciais documentadas aconteceram entre setembro de 2020 e julho de 2021.

Plano Nacional de Fertilizantes - Cenários de Oferta versus Demanda no Longo Prazo - Fosfatados e Potássicos
O SGB-CPRM desenvolve importantes estudos contemporâneos sobre fertilizantes no país, necessários para a eficiente produção de alimentos, biomassa para fins energéticos, celulose, papel e indústria madeireira. Novas oportunidades de geração de valor em empreendimentos mínero-industriais em países em desenvolvimento seguirão alguns padrões. Dentre eles, estão o acordo estabelecido na COP 21 - que busca reverter o processo de aquecimento global, mediante redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) -; e a conferência de Nova York (2015), que estabelece os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), com 169 metas. Aqui, você poderá acompanhar uma análise do cenário e potencial produtivo nacional no contexto dos fertilizantes.


Apresentações Realizadas


Minerais Críticos


Viabilidade Econômica e Mercado Global - Competitividade de Minerais Específicos - Perfil Geoeconômico do Cobalto
O documento contextualiza a importância e os usos do cobalto no Brasil. Parte de uma análise histórica do mineral e também das leis que tratam sobre seu uso; políticas públicas; locais no país onde há depósitos e produção mineral do recurso; bem como o cenário econômico - nacional e internacional. A apresentação faz uma comparação dos usos e reservas entre cobalto e níquel.

Viabilidade Econômica e Mercado Global - Competitividade de Minerais Específicos - Perfil Geoeconômico do Grafite
Produzida por pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), a análise apresenta dados de produção de grafite no país, no mercado mundial, nas principais empresas minerárias, em lugares potenciais, e em políticas públicas. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial do recurso e armazena a quarta maior reserva global da grafite cristalina. Os principais estados de depósito são Minas Gerais, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e Mato Grosso.

Viabilidade Econômica e Mercado Global - Competitividade de Minerais Específicos - Perfil Geoeconômico do Lítio
A apresentação, em inglês, traça o perfil geoeconômico do lítio no Brasil, segundo o estudo "Evaluation of the lithium potential in Brazil", produzido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). O foco da pesquisa é uma área no rio Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais, onde estão localizadas empresas minerárias que produzem ou irão produzir lítio. A pesquisa demonstra que a área possui capacidade considerável para expansão das reservas de lítio e de outros minerais dentro dos pegmatitos litiníferos.

Viabilidade Econômica e Mercado Global - Competitividade de Minerais Específicos - Perfil Geoeconômico das Terras Raras
Neste perfil geoeconômico dos terras raras brasileiros, pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) apresentam a ocorrência desses recursos minerais, as principais reservas, seus usos e aplicações, a perspectiva econômica mundial e a produção brasileira. Os terras raras são um grupo de 17 elementos químicos - metais com propriedades de composição físicas semelhantes. No Brasil, depósitos carboníferos de terras raras se destacam no Catalão (GO), Araxá (MG), Mato Preto (PR). São exemplos de metais de terras raras a monazita, bastnasita e o xenotímio.


Demais Apresentações


Hub de informações para Melhoria da Competitividade e Sustentabilidade da Exploração Mineral no Brasil
A apresentação trata do concentrado de informações para melhoria da competitividade e sustentabilidade da exploração mineral no Brasil. As bases de dados com informações sobre Geologia Econômica, mercado mundial, estatísticas sobre mineração nas cidades, e plataformas de dados subsidiam o planejamento da pesquisa e produção mineral.